Tarefa doméstica é trabalho infantil?

 

Nesse período de isolamento social temos ajudado nas tarefas de casa, como por exemplo, lavar a louça, arrumar a cama, varrer o chão, tirar a roupa do varal, arrumar a casa e fazer algumas receitas bem gostosas junto com a família.

Você sabia que isso não é trabalho infantil?

O trabalho infantil acontece quando uma criança começa a trabalhar com menos de 16 anos de idade e é proibido no Brasil.

Mas as crianças devem trabalhar?

Claro que não, porque a infância é o período de crescimento e aprendizagem. Nesse período, a criança precisa se dedicar aos estudos e se divertir. Se a criança usa o seu tempo para trabalhar, pode ficar sem estudar, brincar ou ter o seu desenvolvimento comprometido.

Não é preciso ir muito longe para encontrar essa situação. Existem muitas crianças trabalhando nas cidades, vendendo doces em semáforos, realizando tarefas domésticas em troca de moradia e muitos outros casos.

Muitas crianças sofrem acidentes graves na realização desses trabalhos, recebem um salário muito baixo, são exploradas e, muitas vezes, ficam com problemas de saúde pelo resto de sua vida.

Boa parte do trabalho infantil é causado pela falta de condições financeiras  e  as crianças e adolescentes trabalham para ajudar no sustento da própria família.

Outro caso comum de ocorrência do trabalho infantil é dentro de casa. Muitas crianças acabam tendo que realizar uma carga muito grande de afazeres domésticos.

Quando a criança apenas ajuda os pais a organizar a própria casa, como tarefa educativa, não é trabalho infantil e, portanto, não é crime.


Todas as crianças podem ajudar nas tarefas domésticas,  de acordo com as idades:

·  2 – 3 anos: Guardar livros e brinquedos no lugar certo, colocar a roupa suja no cesto depois do banho e ajudar a tirar o pó de superfícies mais baixas.

·  4 – 5 anos: Colocar ração para o bichinho de estimação da família, arrumar a cama, ajudar a secar e a lavar louça, regar plantas e ajudar a preparar o lanche da escola.

·  6 – 7 anos: Dobrar toalhas, ajudar a varrer o chão, ajudar a preparar saladas e recolher o lixo da casa.

·  8 – 9 anos: Estender e dobrar a roupa seca, tirar o pó, guardar compras do supermercado e colocar e tirar a mesa após as refeições.

·  10 – 11 anos: Levar o cachorro para passear, passar aspirador de pó nos tapetes e aprender a costurar pequenos remendos.

·  12 anos em diante: Limpar a cozinha, ajudar a passar roupa, ajudar a preparar refeições e sobremesas.

Todos esses são exemplos de atividades que podemos fazer. Com isso,  seremos mais responsáveis  e independentes.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso Projeto. Nossa turma.

Magia na cozinha

Fazendo Arte...